Êxito profissional

Como conseguir o Êxito Profissional – capacidades a desenvolver

Passamos anos a estudar, a investir na nossa educação, mas certas capacidades simplesmente não se aprendem na escola. A verdade é que o êxito profissional não está diretamente relacionado com a quantidade de títulos e cursos que temos. Se ajuda? Claro. Mas nenhum dos pacientes que vê na sala de espera do centro de saúde, estão lá pela preparação académica dos médicos ao serviço. Quando saem da consulta já conseguem comentar as capacidades dos mesmos. Mas já repararam que maioritariamente não as capacidades técnicas que julgam, mas sim certas habilidades humanas?

Todo o profissional tem os seus pontos fortes e os seus pontos fracos. Esta era da conetividade em que vivemos exige novas competências, novas formas de pensar. Quer seja numa perspetiva de empreender, quer seja para conseguir um aumento ou uma nova posição na empresa atual, aqui está uma lista de capacidades a desenvolver para atingir o Êxito Profissional.

Relações Interpessoais e Networking

Não se trata de ser a alma da festa e ter milhões de amigos. Trata-se de relacionar-se com as pessoas certas. Estamos todos à distância de poucos cliques, então porque não desenvolver uma boa rede de contactos de forma natural e espontânea? Procure indivíduos que possam ser uma fonte de conhecimento e gostem de o partilhar. Participe em fóruns de tópicos que possam ser do seu interesse. Crie alianças e parcerias com pessoas que são exemplos de êxito na sua área de atuação. Seja mais ativo nas redes sociais, a oportunidade é enorme. Bem sabemos que tudo isto pode entusiasmar ou até assustar, depende da personalidade de cada um. Mas lembre-se, no fundo, somos todos mais parecidos uns com os outros do que diferentes. Aquela pessoa que tanto admira não passa disso mesmo, apenas uma pessoa. Portanto encha-se de confiança e vá em frente.

Administração de projetos

Apesar de ainda não ser uma realidade muito comum em Portugal, cada vez mais as empresas oferecem programas de trabalho remoto. Quer seja através de home-office, quer seja em espaços de cowork, cada vez mais é normal encontrar equipas multidisciplinares a trabalhar num projeto. Assim, devemos ser capazes de conseguir concretizar de maneira eficaz um projeto de qualquer espécie. Capacidade de organização, liderança e simplesmente fazer acontecer, não é coisa pouca. Se tem conhecimentos na administração de projetos, está no caminho certo para o êxito profissional.

Branding pessoal

Marcas, marcas e marcas por todo o lado. Nunca na história da humanidade existiram tantas marcas e tanto conteúdo. Quer gostemos, quer não, uma boa forma de conseguir o êxito profissional é encarar-nos também como uma marca. Qualquer um de nós pode criar e partilhar informação, contar a sua história, dar a sua opinião sobre o que quer que seja. Iremos sempre encontrar quem se identifique. Esta realidade pode ser novamente assustadora, mas, sem dúvida, é uma boa forma de marcar pontos na carreira. Como se apresenta ao mundo? O quê que os outros dizem sobre si? Coincide? É a mesma pessoa online e pessoalmente? Não se esqueça que o melhor atributo de uma marca é a coerência. Não é por acaso que todas as marcas precisam de uma identidade.

Pesquisa

Como bem apontado por Nietzsche: “Não há factos eternos, como não há verdades absolutas”. Todos os dias existem novas teorias, novos métodos, novos modos de pensar. É quase impossível mantermo-nos a par de todas estas mudanças e evoluções. Assim, mais do que ser expert sobre determinado assunto, cada vez mais se valorizam experts da pesquisa. Pessoas com capacidade de encontrar informação específica e relevante no meio de tanto conteúdo. Este talento, apesar de parecer básico tendo em conta a facilidade de acesso que temos à informação, é bastante cobiçado. Não são necessários mais 3 ou 4 anos de estudos académicos para dominar determinado tema. Até porque a mudança é a única constante.

Multitask

Trata-se da capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Um jogo de cintura que se vai ganhando, tanto a nível profissional como a nível pessoal, conforme as responsabilidades vão aumentando. Esta capacidade requer altos níveis de organização e planeamento. Existem algumas considerações ou opções que facilitam este processo. Por exemplo, manter os espaços físicos e digitais de trabalho organizados, de forma a poder encontrar o que precisa mais facilmente. Desenvolver a capacidade de transição entre uma e outra tarefa, sem se perder pelo meio. Utilizar uma agenda, calendário ou check-list com os assuntos que devem ser resolvidos.

 

Que outras capacidades considera importantes para conseguir o êxito profissional? Com certeza iremos aprofundar este assunto em posts futuros, portanto fique atento. Entretanto aproveite que aqui está e espreite algumas dicas sobre “Como ser mais produtivo”.

Deixe o seu comentário