Tendências Design 2019
2019 já chegou e está bem instalado e com ele algumas mudanças para o Universo do Design. Verifique o levantamento que fizemos das Tendências mais importantes de Design para este novo ano. Certifique-se que o seu negócio não fica parado no tempo.
Ser Responsivo:
Esta é uma das principais tendências que veio mesmo para ficar. Tenho insistido bastante com este tema com novos clientes. Cada vez mais se ouvem expressões como “Mobile First” ou “Design Responsivo”. Geralmente é uma preocupação mais direcionada para web design com a criação de sites e aplicações. No âmbito dos logótipos, a necessidade prolonga-se e a preocupação tornou-se obrigatória. Devem-se criar logos que se adaptem facilmente a qualquer dispositivo móvel. Símbolos, representativos de negócios, que não percam identidade em qualquer formato em que sejam apresentados.
Vintage:
Apesar do minimalista permanecer, com o Flat Design a roubar as atenções nos últimos anos, espera-se um retorno ao Vintage. Este regresso já era expectável. Todos os dias nascem marcas e espaços com conceitos de “artesanal”, “handmade”, “feitos com amor”. Conceitos pensados para nichos em vez das massas, que requerem um sentido criativo que apele também a um lado social.
Degradês:
Depois da polémica que envolveu um dos grandes líderes do mercado, o uso dos gradientes já marcou o seu lugar. Lembram-se quando o Instagram fez a atualização do seu logótipo? Designers e criativos por todo o mundo manifestaram opiniões contrárias. A verdade é que a popularidade aumentou, e é uma das grandes tendências deste ano. O uso de degradês será visto não só na vertente gráfica, mas também em ilustrações e decorações.
Duotone:
Uma tendência que tem vindo a ganhar destaque e que facilmente podemos relacionar com o Spotify. A técnica, tal como o nome indica, consiste na alteração das cores da imagem, reduzindo-a para dois tons principais. Primeiramente, é necessário torná-la monocromática e depois é possível elevar o conceito para três e até quatro cores. Sendo a cor um dos elementos mais importantes de identidade visual das marcas, esta tendência tem-se mostrado bastante importante no desenvolvimento de projetos entre designers.
80’s e 90’s:
De forma geral temos assistido a um comeback dos anos 80 e 90. Até as Spice Girls e os Backstreet Boys estão de volta. Na moda, podemos observar várias tendências reinventadas desta época, e o gráfico não fica de parte. Desde os tons pastel às cores elétricas, a paleta utilizada nas décadas pré-milenares está de volta e a ganhar força em projetos atuais. Por falar em cores, clique aqui para saber quais as cores do ano 2019. Assistiremos também ao uso de formas abstratas e geométricas, inspiradas neste período, do qual a MTV sempre exerceu grande influência.
Movimento:
GIF’s, GIF’s, GIF’s. GIF’s por todo o lado. Já são uma ferramenta perfeitamente enraizada na era do digital e, sem dúvida, que conquistaram o coração dos utilizadores. São um utensílio poderosíssimo de comunicação e são utilizados em diferentes canais: anúncios, ícones, e-mails, ilustrações, é só dizer. Não há dúvidas que o vídeo veio para ficar, e até já começou a invadir a fotografia. Às imagens estáticas é acrescentado um loop de vídeo num corte da mesma e o resultado final é incrível. O dinamismo criado entre o contraste do estático com o movimento consegue captar facilmente a atenção do observador
Tipografia:
A preocupação com o digital e tecnológico tem levado várias marcas a reinventar a sua identidade. Falamos em logos até históricos, como é o caso no universo da moda. A preocupação com o design responsivo fez com que muitos designers deixassem de utilizar serifas. No entanto, 2019 marca o regresso de tipografias mais artísticas. Fontes decorativas, expressivas e artesanais são uma das fortes tendências para os próximos anos.
Apesar das constantes mudanças a que podemos assistir, há tendências que vêm para ficar e devem começar a ser encaradas como princípios. E o seu negócio, consegue acompanhar as tendências? Peça o seu orçamento gratuito.
(6) Comentários