A improdutividade é quando uma tarefa ou um serviço não rende o resultado esperado. E não existe sentimento mais ingrato, pois não?
Ser mais produtivo é um dos objetivos principais de qualquer profissional ou negócio. Mas por vezes pode ser difícil manter os níveis de concentração necessários para conseguir os resultados esperados. Aliás, a maioria das pessoas não consegue manter a concentração no trabalho. Existe um estudo que demonstra que 73% dos líderes empresariais estão distraídos com alguma coisa durante a sua rotina de trabalho. Neste mesmo estudo, 65% assume que não consegue concluir as suas tarefas. E quais são os principais motivos para esta improdutividade?
Por vezes são tantas as tarefas que nos deixamos embrulhar na confusão de mini ações. É fácil pensar que estamos a ser mais produtivos quando se faz tudo ao mesmo tempo. Então, enquanto se espera que o programa abra, pode-se ir respondendo a alguns emails, ou planear a próxima reunião… Mas as consequências deste atropelamento de tarefas passam pela criação de diversas distrações. Facilmente se perde o foco, se perde tempo e produtividade.
Tente concentrar-se numa tarefa de cada vez.
O ambiente em que está a trabalhar pode ser um fator decisivo nos seus resultados. No entanto, mesmo controlando os barulhos em seu redor, com fones por exemplo, as distrações podem ter várias formas e feitios.
Para começar, a questão dos fones pode ser um indicativo para os colegas não o incomodarem, mas é importante que a música que escolhe acompanhe o seu ritmo de concentração e não o contrário.
Por outro lado, é importante que se afaste das tentações do telemóvel. Notificações das redes sociais, mensagens dos vários grupos, ver as horas, o tempo… Qualquer desculpa é uma boa desculpa para o distrair e quando der por si o tempo foi passando e o trabalho acumulando.
O perfeccionismo pode ser um fator de risco para os seus resultados e desempenho. Todos esperam pelo melhor, no entanto, esta espera pode ser o início da procrastinação. Pessoas perfeccionistas geralmente perdem prazos, ficam frustrados mais facilmente e fazem as coisa à última hora. Se estiver sempre à espera do momento certo ou do resultado certo, há uma forte probabilidade de nunca realizar os seus sonhos ou mesmo tarefas diárias.
Existe a ideia (errada) que passar as 8 horas de trabalho sentado, em frente ao computador é sinónimo de produtividade. Na verdade, ficar sentado durante muito tempo aumenta o risco de várias doenças. Para além dos problemas de postura, que a longo prazo pode levar a certos problemas de coluna e tendinites, faz com que fiquemos cansados mais rápido. A circulação sanguínea é importante. Invista em bom mobiliário de escritório (mobiliário ergonómico) que até permite trabalhar de pé; faça alongamentos ao longo do dia e, claro, não esqueça a importância do exercício físico. O seu corpo precisa de se movimentar para criar equilíbrio.
Os resultados podem ser surpreendentemente positivos quando se consegue dizer que “não”. Pode ser para algo simples, mas sempre que sentir que mais um pedido extra possa diminuir o seu foco na lista de tarefas que definiu, é importante que saiba dizer que “não”.
Por fim, sabia que sua produtividade pode aumentar quando faz pausas regulares no trabalho? Divida as suas tarefas em partes e faça pausas recompensadoras. Desta forma consegue manter o seu cérebro focado e envolvido durante mais tempo. Por exemplo, por cada hora de trabalho faça uma pausa de 10 minutos. Aproveite para se esticar, apanhar ar e, claro, hidratar-se. O seu bem-estar é importante para conseguir manter altos níveis de produtividade.